Comparência no aeroporto 120 minutos antes da partida. Assistência nas formalidades de embarque. Partida em voo especial direto com destino a Tirana. Chegada, formalidades de desembarque, encontro com o guia exclusivo Nortravel em língua espanhola e transporte para alojamento e jantar no hotel.
Pequeno-almoço buffet no hotel. Hoje deixamos para trás a agitação da capital da Albânia, e rumamos em direção a Elbasan, a cidade da metalurgia na época comunista, hoje em completa transformação de modernização e inovação. A partir daqui a paisagem revela-nos uma Albânia rural pontuada por aldeias tradicionais e campos cultivados. À medida que se aproxima da fronteira com a Macedónia do Norte, a paisagem torna-se mais montanhosa e dramática até surgir a vista sobre o majestoso lago de Ohrid partilhado por duas nações, Albânia e Macedónia. Após a travessia da fronteira, chegamos a Ohrid — uma joia à beira do lago, declarado Património da Humanidade pela UNESCO em 1979. Após o almoço em restaurante local, visitamos a cidade berço de cultura e conhecimento. Foi aqui que nasceu a primeira universidade pan-eslava, marco essencial na difusão do alfabeto cirílico. O nosso guia local leva-nos a pé pelas ruas empedradas carregadas de história, para visitar da Igreja de Santa Sofia, com frescos bizantinos que resistiram ao tempo e à história. Este monumento, construído entre os séculos XI e XIII, é um testemunho da importância espiritual de Ohrid, outrora conhecida como a “Jerusalém dos Balcãs” pela quantidade de igrejas e mosteiros que acolhia. Tal como S. Clemente num esporão rochoso, como um verdadeiro guardião da cultura eslava. A cidade guarda ainda segredos de brilho único, a produção artesanal de pérolas, símbolo de elegância e tradição, e o famoso rubi da macedónia, que podem ser encontradas em pequenas joalharias familiares que mantêm viva esta arte delicada. Finalmente, um passeio de barco completa a experiência, oferecendo vistas serenas sobre as águas do lago. Em hora a indicar localmente, transporte ao hotel para jantar e alojamento.
Pequeno-almoço buffet no hotel. Durante a manhã atravessamos as terras da Macedónia do Norte que remetem para o seu maior herói, Alexandre, o Grande, o estratega que fundou o maior império da Antiguidade, desde o território que atravessamos, até à Índia. Almoço no percurso. Paragem no desfiladeiro de Matka, um tesouro natural escavado pelo rio Treska, onde rocha e água parecem fundir-se num cenário que convida à contemplação e à aventura. Continuação para a capital da Macedónia do Norte. Alojamento e jantar no hotel.
Pequeno-almoço buffet no hotel. Durante a manhã visita da capital do país, Skopje, que visitamos com guia local. A cidade natal de Madre Teresa de Calcutá, oferece-nos duas realidades diferentes de cada lado do rio Vardar, a oriente com a fortaleza e em redor a Çarshia otomana, o bairro histórico de comércio, onde a cultura otomana continua a pulsar entre cafés tradicionais e mercados coloridos, ruas estreitas de pedra onde o tempo parece ter parado. Aqui, o aroma das especiarias mistura-se com o som dos martelos dos ourives e o brilho dos tapetes bordados à mão. A ocidente, atravessando a Ponte de Pedra até à Praça da Macedónia, dominada pela gigantesca estátua de Alexandre, o Grande, Skopje revela uma faceta cosmopolita que reflete a ambição da cidade em reinventar-se. Aqui, avenidas largas e praças monumentais acolhem esculturas imponentes, cafés modernos, edifícios neoclássicos e religiosos como a Catedral Ortodoxa de S. Clemente (visita do interior). Almoço em restaurante local. De tarde, o percurso entre Skopje e o Golfo de Salónica é uma viagem que liga dois mundos — das paisagens montanhosas da Macedónia do Norte, à costa luminosa da Grécia. Atravessando a fronteira, oliveiras, campos dourados e o aroma do Mediterrâneo anunciam a chegada ao norte da Grécia. Chegada a Salónica e transporte ao hotel para alojamento. O jantar num restaurante local será servido ao som das bousoukis tradicionais.
Após o pequeno-almoço buffet no hotel, vamos conhecer a segunda cidade da Grécia. Foi em Salónica que o Imperador romano Teodósio assinou o Édito que iria mudar a história da nossa civilização decretando o cristianismo como a religião oficial do Império. A panorâmica de autocarro com guia local, leva-nos até ao passado romano passando pelo mausoléu imperial Rotunda, o Arco de Galério e o Fórum. Admiramos a praça de Aristóteles com as suas galerias neo-clássicas, a imponente Torre Branca símbolo da cidade e guardiã da sua história, a partir da qual se estende uma das orlas marítimas mais agradáveis da Grécia, ladeado por palmeiras, ciclovias e cafés modernos que convidam a parar e contemplar. Visita incluída da igreja Bizantina de São Demétrio, santo padroeiro da cidade, um dos 15 monumentos históricos declarados Património Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1988. Almoço em restaurante local. De tarde não deixe de visitar os mercados de Modiano e de Kapani que oferecem uma experiência sensorial especial, com bancas repletas de especiarias, queijos, azeitonas, peixe fresco e doces típicos, num cenário de cores e aromas irresistíveis. Entre os corredores animados, comerciantes chamam os clientes com simpatia, mantendo viva uma tradição que atravessa gerações. Ou passear no típico bairro de Ano Poli, o último guardião da alma da cidade, que sobreviveu ao grande incêndio de 1917. Alojamento e jantar no hotel.
Pequeno-almoço buffet e partida para a pequena localidade de Vergina, onde Alexandre, o Grande passou parte da sua juventude. Visita com guia local a um dos maiores tesouros arqueológicos da Antiguidade, o Museu dos Túmulos Reais. Este é um local Património Mundial da UNESCO, que fala de conquistas, legados e da eternidade dos reis, um dos raros exemplos de um museu in situ — ou seja, erguido no próprio local onde os achados foram descobertos. Aqui, percorremos um espaço subterrâneo que preserva as tumbas reais tal como foram escavadas, incluindo a de Filipe II, pai de Alexandre, o Grande. Almoço. Continuação para uma viagem panorâmica de autocarro que atravessa paisagens montanhosas, vales verdejantes e aldeias tradicionais. Após atravessar a fonteira da Albânia, chegamos a Korçë e início de um passeio pedonal na intitulada ‘’Cidade das Serenadas’’ pela tradição cultural desenvolvida pelos músicos locais. Começamos pelo boulevard Republika onde em frente à estátua do Combatente Nacional se encontra a igreja Ortodoxa da Ressurreição de Cristo. Percorremos a pé o boulevard Shën Gjergj, uma agradável avenida pedonal ladeada por fachadas, e continuamos na direção da Mesquita Iljaz Mirahorit. A Torre do Relógio recentemente reconstruída e que nos últimos dois séculos anos regulou as atividades do vizinho bazar. A recente reabilitação obriga a uma paragem obrigatória para quem quer sentir a alma da cidade. Em hora a decidir localmente, partida para o hotel, para alojamento e jantar.
Pequeno-almoço buffet no hotel e partida para norte, bordeando o sereno lago de Ohrid, desta vez do lado albanês. Chegada a Tirana e após o almoço, passeio panorâmico por uma cidade que se tornou capital há apenas um século. Nos últimos anos, tem vivido uma profunda renovação urbana, substituindo as fachadas cinzentas da era comunista por edifícios de arquitetura arrojada e colorida. Adotando a filosofia de que 'o céu é o limite', Tirana cresce em altura com torres residenciais e comerciais que projetam a cidade para o futuro. Começamos pela artéria principal da cidade, a avenida dos Mártires da Nação, uma verdadeira linha do tempo arquitetónica e histórica — onde o fascismo, o comunismo e a modernidade se encontram em cada quarteirão. A avenida repleta de arquitetura da era italiana, atravessa o coração da capital, liga a Praça Skanderbeg ao Parque da Juventude e passa pela icónica Pirâmide. Admiramos o moderno bairro de Blloku, antes reservado para a elite comunista, agora repleto de cafés elegantes, restaurantes da moda, boutiques de luxo e arte urbana. Finalmente, uma paragem no museu Bunk'Art oferece-nos uma compreensão mais profunda do passado recente da Albânia e do espírito de resiliência do seu povo. Alojamento no hotel. Jantar de despedida com música tradicional dos Balcãs.
Pequeno-almoço buffet no hotel. Em horário a combinar, partida para o aeroporto. Formalidades de embarque e saída em voo especial direto com destino ao Porto. Chegada. FIM DA VIAGEM
Comparência no aeroporto 120 minutos antes da partida. Assistência nas formalidades de embarque. Partida em voo especial direto com destino a Tirana. Chegada, formalidades de desembarque, encontro com o guia exclusivo Nortravel em língua espanhola e transporte para alojamento e jantar no hotel.
Pequeno-almoço buffet no hotel. Hoje deixamos para trás a agitação da capital da Albânia, e rumamos em direção a Elbasan, a cidade da metalurgia na época comunista, hoje em completa transformação de modernização e inovação. A partir daqui a paisagem revela-nos uma Albânia rural pontuada por aldeias tradicionais e campos cultivados. À medida que se aproxima da fronteira com a Macedónia do Norte, a paisagem torna-se mais montanhosa e dramática até surgir a vista sobre o majestoso lago de Ohrid partilhado por duas nações, Albânia e Macedónia. Após a travessia da fronteira, chegamos a Ohrid — uma joia à beira do lago, declarado Património da Humanidade pela UNESCO em 1979. Após o almoço em restaurante local, visitamos a cidade berço de cultura e conhecimento. Foi aqui que nasceu a primeira universidade pan-eslava, marco essencial na difusão do alfabeto cirílico. O nosso guia local leva-nos a pé pelas ruas empedradas carregadas de história, para visitar da Igreja de Santa Sofia, com frescos bizantinos que resistiram ao tempo e à história. Este monumento, construído entre os séculos XI e XIII, é um testemunho da importância espiritual de Ohrid, outrora conhecida como a “Jerusalém dos Balcãs” pela quantidade de igrejas e mosteiros que acolhia. Tal como S. Clemente num esporão rochoso, como um verdadeiro guardião da cultura eslava. A cidade guarda ainda segredos de brilho único, a produção artesanal de pérolas, símbolo de elegância e tradição, e o famoso rubi da macedónia, que podem ser encontradas em pequenas joalharias familiares que mantêm viva esta arte delicada. Finalmente, um passeio de barco completa a experiência, oferecendo vistas serenas sobre as águas do lago. Em hora a indicar localmente, transporte ao hotel para jantar e alojamento.
Pequeno-almoço buffet no hotel. Durante a manhã atravessamos as terras da Macedónia do Norte que remetem para o seu maior herói, Alexandre, o Grande, o estratega que fundou o maior império da Antiguidade, desde o território que atravessamos, até à Índia. Almoço no percurso. Paragem no desfiladeiro de Matka, um tesouro natural escavado pelo rio Treska, onde rocha e água parecem fundir-se num cenário que convida à contemplação e à aventura. Continuação para a capital da Macedónia do Norte. Alojamento e jantar no hotel.
Pequeno-almoço buffet no hotel. Durante a manhã visita da capital do país, Skopje, que visitamos com guia local. A cidade natal de Madre Teresa de Calcutá, oferece-nos duas realidades diferentes de cada lado do rio Vardar, a oriente com a fortaleza e em redor a Çarshia otomana, o bairro histórico de comércio, onde a cultura otomana continua a pulsar entre cafés tradicionais e mercados coloridos, ruas estreitas de pedra onde o tempo parece ter parado. Aqui, o aroma das especiarias mistura-se com o som dos martelos dos ourives e o brilho dos tapetes bordados à mão. A ocidente, atravessando a Ponte de Pedra até à Praça da Macedónia, dominada pela gigantesca estátua de Alexandre, o Grande, Skopje revela uma faceta cosmopolita que reflete a ambição da cidade em reinventar-se. Aqui, avenidas largas e praças monumentais acolhem esculturas imponentes, cafés modernos, edifícios neoclássicos e religiosos como a Catedral Ortodoxa de S. Clemente (visita do interior). Almoço em restaurante local. De tarde, o percurso entre Skopje e o Golfo de Salónica é uma viagem que liga dois mundos — das paisagens montanhosas da Macedónia do Norte, à costa luminosa da Grécia. Atravessando a fronteira, oliveiras, campos dourados e o aroma do Mediterrâneo anunciam a chegada ao norte da Grécia. Chegada a Salónica e transporte ao hotel para alojamento. O jantar num restaurante local será servido ao som das bousoukis tradicionais.
Após o pequeno-almoço buffet no hotel, vamos conhecer a segunda cidade da Grécia. Foi em Salónica que o Imperador romano Teodósio assinou o Édito que iria mudar a história da nossa civilização decretando o cristianismo como a religião oficial do Império. A panorâmica de autocarro com guia local, leva-nos até ao passado romano passando pelo mausoléu imperial Rotunda, o Arco de Galério e o Fórum. Admiramos a praça de Aristóteles com as suas galerias neo-clássicas, a imponente Torre Branca símbolo da cidade e guardiã da sua história, a partir da qual se estende uma das orlas marítimas mais agradáveis da Grécia, ladeado por palmeiras, ciclovias e cafés modernos que convidam a parar e contemplar. Visita incluída da igreja Bizantina de São Demétrio, santo padroeiro da cidade, um dos 15 monumentos históricos declarados Património Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1988. Almoço em restaurante local. De tarde não deixe de visitar os mercados de Modiano e de Kapani que oferecem uma experiência sensorial especial, com bancas repletas de especiarias, queijos, azeitonas, peixe fresco e doces típicos, num cenário de cores e aromas irresistíveis. Entre os corredores animados, comerciantes chamam os clientes com simpatia, mantendo viva uma tradição que atravessa gerações. Ou passear no típico bairro de Ano Poli, o último guardião da alma da cidade, que sobreviveu ao grande incêndio de 1917. Alojamento e jantar no hotel.
Pequeno-almoço buffet e partida para a pequena localidade de Vergina, onde Alexandre, o Grande passou parte da sua juventude. Visita com guia local a um dos maiores tesouros arqueológicos da Antiguidade, o Museu dos Túmulos Reais. Este é um local Património Mundial da UNESCO, que fala de conquistas, legados e da eternidade dos reis, um dos raros exemplos de um museu in situ — ou seja, erguido no próprio local onde os achados foram descobertos. Aqui, percorremos um espaço subterrâneo que preserva as tumbas reais tal como foram escavadas, incluindo a de Filipe II, pai de Alexandre, o Grande. Almoço. Continuação para uma viagem panorâmica de autocarro que atravessa paisagens montanhosas, vales verdejantes e aldeias tradicionais. Após atravessar a fonteira da Albânia, chegamos a Korçë e início de um passeio pedonal na intitulada ‘’Cidade das Serenadas’’ pela tradição cultural desenvolvida pelos músicos locais. Começamos pelo boulevard Republika onde em frente à estátua do Combatente Nacional se encontra a igreja Ortodoxa da Ressurreição de Cristo. Percorremos a pé o boulevard Shën Gjergj, uma agradável avenida pedonal ladeada por fachadas, e continuamos na direção da Mesquita Iljaz Mirahorit. A Torre do Relógio recentemente reconstruída e que nos últimos dois séculos anos regulou as atividades do vizinho bazar. A recente reabilitação obriga a uma paragem obrigatória para quem quer sentir a alma da cidade. Em hora a decidir localmente, partida para o hotel, para alojamento e jantar.
Pequeno-almoço buffet no hotel e partida para norte, bordeando o sereno lago de Ohrid, desta vez do lado albanês. Chegada a Tirana e após o almoço, passeio panorâmico por uma cidade que se tornou capital há apenas um século. Nos últimos anos, tem vivido uma profunda renovação urbana, substituindo as fachadas cinzentas da era comunista por edifícios de arquitetura arrojada e colorida. Adotando a filosofia de que 'o céu é o limite', Tirana cresce em altura com torres residenciais e comerciais que projetam a cidade para o futuro. Começamos pela artéria principal da cidade, a avenida dos Mártires da Nação, uma verdadeira linha do tempo arquitetónica e histórica — onde o fascismo, o comunismo e a modernidade se encontram em cada quarteirão. A avenida repleta de arquitetura da era italiana, atravessa o coração da capital, liga a Praça Skanderbeg ao Parque da Juventude e passa pela icónica Pirâmide. Admiramos o moderno bairro de Blloku, antes reservado para a elite comunista, agora repleto de cafés elegantes, restaurantes da moda, boutiques de luxo e arte urbana. Finalmente, uma paragem no museu Bunk'Art oferece-nos uma compreensão mais profunda do passado recente da Albânia e do espírito de resiliência do seu povo. Alojamento no hotel. Jantar de despedida com música tradicional dos Balcãs.
Pequeno-almoço buffet no hotel. Em horário a combinar, partida para o aeroporto. Formalidades de embarque e saída em voo especial direto com destino ao Porto. Chegada. FIM DA VIAGEM
Comparência no aeroporto 120 minutos antes da partida. Assistência nas formalidades de embarque. Partida em voo especial direto com destino a Tirana. Chegada, formalidades de desembarque, encontro com o guia exclusivo Nortravel em língua espanhola e transporte para alojamento e jantar no hotel.
Pequeno-almoço buffet no hotel. Hoje deixamos para trás a agitação da capital da Albânia, e rumamos em direção a Elbasan, a cidade da metalurgia na época comunista, hoje em completa transformação de modernização e inovação. A partir daqui a paisagem revela-nos uma Albânia rural pontuada por aldeias tradicionais e campos cultivados. À medida que se aproxima da fronteira com a Macedónia do Norte, a paisagem torna-se mais montanhosa e dramática até surgir a vista sobre o majestoso lago de Ohrid partilhado por duas nações, Albânia e Macedónia. Após a travessia da fronteira, chegamos a Ohrid — uma joia à beira do lago, declarado Património da Humanidade pela UNESCO em 1979. Após o almoço em restaurante local, visitamos a cidade berço de cultura e conhecimento. Foi aqui que nasceu a primeira universidade pan-eslava, marco essencial na difusão do alfabeto cirílico. O nosso guia local leva-nos a pé pelas ruas empedradas carregadas de história, para visitar da Igreja de Santa Sofia, com frescos bizantinos que resistiram ao tempo e à história. Este monumento, construído entre os séculos XI e XIII, é um testemunho da importância espiritual de Ohrid, outrora conhecida como a “Jerusalém dos Balcãs” pela quantidade de igrejas e mosteiros que acolhia. Tal como S. Clemente num esporão rochoso, como um verdadeiro guardião da cultura eslava. A cidade guarda ainda segredos de brilho único, a produção artesanal de pérolas, símbolo de elegância e tradição, e o famoso rubi da macedónia, que podem ser encontradas em pequenas joalharias familiares que mantêm viva esta arte delicada. Finalmente, um passeio de barco completa a experiência, oferecendo vistas serenas sobre as águas do lago. Em hora a indicar localmente, transporte ao hotel para jantar e alojamento.
Pequeno-almoço buffet no hotel. Durante a manhã atravessamos as terras da Macedónia do Norte que remetem para o seu maior herói, Alexandre, o Grande, o estratega que fundou o maior império da Antiguidade, desde o território que atravessamos, até à Índia. Almoço no percurso. Paragem no desfiladeiro de Matka, um tesouro natural escavado pelo rio Treska, onde rocha e água parecem fundir-se num cenário que convida à contemplação e à aventura. Continuação para a capital da Macedónia do Norte. Alojamento e jantar no hotel.
Pequeno-almoço buffet no hotel. Durante a manhã visita da capital do país, Skopje, que visitamos com guia local. A cidade natal de Madre Teresa de Calcutá, oferece-nos duas realidades diferentes de cada lado do rio Vardar, a oriente com a fortaleza e em redor a Çarshia otomana, o bairro histórico de comércio, onde a cultura otomana continua a pulsar entre cafés tradicionais e mercados coloridos, ruas estreitas de pedra onde o tempo parece ter parado. Aqui, o aroma das especiarias mistura-se com o som dos martelos dos ourives e o brilho dos tapetes bordados à mão. A ocidente, atravessando a Ponte de Pedra até à Praça da Macedónia, dominada pela gigantesca estátua de Alexandre, o Grande, Skopje revela uma faceta cosmopolita que reflete a ambição da cidade em reinventar-se. Aqui, avenidas largas e praças monumentais acolhem esculturas imponentes, cafés modernos, edifícios neoclássicos e religiosos como a Catedral Ortodoxa de S. Clemente (visita do interior). Almoço em restaurante local. De tarde, o percurso entre Skopje e o Golfo de Salónica é uma viagem que liga dois mundos — das paisagens montanhosas da Macedónia do Norte, à costa luminosa da Grécia. Atravessando a fronteira, oliveiras, campos dourados e o aroma do Mediterrâneo anunciam a chegada ao norte da Grécia. Chegada a Salónica e transporte ao hotel para alojamento. O jantar num restaurante local será servido ao som das bousoukis tradicionais.
Após o pequeno-almoço buffet no hotel, vamos conhecer a segunda cidade da Grécia. Foi em Salónica que o Imperador romano Teodósio assinou o Édito que iria mudar a história da nossa civilização decretando o cristianismo como a religião oficial do Império. A panorâmica de autocarro com guia local, leva-nos até ao passado romano passando pelo mausoléu imperial Rotunda, o Arco de Galério e o Fórum. Admiramos a praça de Aristóteles com as suas galerias neo-clássicas, a imponente Torre Branca símbolo da cidade e guardiã da sua história, a partir da qual se estende uma das orlas marítimas mais agradáveis da Grécia, ladeado por palmeiras, ciclovias e cafés modernos que convidam a parar e contemplar. Visita incluída da igreja Bizantina de São Demétrio, santo padroeiro da cidade, um dos 15 monumentos históricos declarados Património Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1988. Almoço em restaurante local. De tarde não deixe de visitar os mercados de Modiano e de Kapani que oferecem uma experiência sensorial especial, com bancas repletas de especiarias, queijos, azeitonas, peixe fresco e doces típicos, num cenário de cores e aromas irresistíveis. Entre os corredores animados, comerciantes chamam os clientes com simpatia, mantendo viva uma tradição que atravessa gerações. Ou passear no típico bairro de Ano Poli, o último guardião da alma da cidade, que sobreviveu ao grande incêndio de 1917. Alojamento e jantar no hotel.
Pequeno-almoço buffet e partida para a pequena localidade de Vergina, onde Alexandre, o Grande passou parte da sua juventude. Visita com guia local a um dos maiores tesouros arqueológicos da Antiguidade, o Museu dos Túmulos Reais. Este é um local Património Mundial da UNESCO, que fala de conquistas, legados e da eternidade dos reis, um dos raros exemplos de um museu in situ — ou seja, erguido no próprio local onde os achados foram descobertos. Aqui, percorremos um espaço subterrâneo que preserva as tumbas reais tal como foram escavadas, incluindo a de Filipe II, pai de Alexandre, o Grande. Almoço. Continuação para uma viagem panorâmica de autocarro que atravessa paisagens montanhosas, vales verdejantes e aldeias tradicionais. Após atravessar a fonteira da Albânia, chegamos a Korçë e início de um passeio pedonal na intitulada ‘’Cidade das Serenadas’’ pela tradição cultural desenvolvida pelos músicos locais. Começamos pelo boulevard Republika onde em frente à estátua do Combatente Nacional se encontra a igreja Ortodoxa da Ressurreição de Cristo. Percorremos a pé o boulevard Shën Gjergj, uma agradável avenida pedonal ladeada por fachadas, e continuamos na direção da Mesquita Iljaz Mirahorit. A Torre do Relógio recentemente reconstruída e que nos últimos dois séculos anos regulou as atividades do vizinho bazar. A recente reabilitação obriga a uma paragem obrigatória para quem quer sentir a alma da cidade. Em hora a decidir localmente, partida para o hotel, para alojamento e jantar.
Pequeno-almoço buffet no hotel e partida para norte, bordeando o sereno lago de Ohrid, desta vez do lado albanês. Chegada a Tirana e após o almoço, passeio panorâmico por uma cidade que se tornou capital há apenas um século. Nos últimos anos, tem vivido uma profunda renovação urbana, substituindo as fachadas cinzentas da era comunista por edifícios de arquitetura arrojada e colorida. Adotando a filosofia de que 'o céu é o limite', Tirana cresce em altura com torres residenciais e comerciais que projetam a cidade para o futuro. Começamos pela artéria principal da cidade, a avenida dos Mártires da Nação, uma verdadeira linha do tempo arquitetónica e histórica — onde o fascismo, o comunismo e a modernidade se encontram em cada quarteirão. A avenida repleta de arquitetura da era italiana, atravessa o coração da capital, liga a Praça Skanderbeg ao Parque da Juventude e passa pela icónica Pirâmide. Admiramos o moderno bairro de Blloku, antes reservado para a elite comunista, agora repleto de cafés elegantes, restaurantes da moda, boutiques de luxo e arte urbana. Finalmente, uma paragem no museu Bunk'Art oferece-nos uma compreensão mais profunda do passado recente da Albânia e do espírito de resiliência do seu povo. Alojamento no hotel. Jantar de despedida com música tradicional dos Balcãs.
Pequeno-almoço buffet no hotel. Em horário a combinar, partida para o aeroporto. Formalidades de embarque e saída em voo especial direto com destino ao Porto. Chegada. FIM DA VIAGEM
Comparência no aeroporto 120 minutos antes da partida. Assistência nas formalidades de embarque. Partida em voo especial direto com destino a Tirana. Chegada, formalidades de desembarque, encontro com o guia exclusivo Nortravel em língua espanhola e transporte para alojamento e jantar no hotel.
Pequeno-almoço buffet no hotel. Hoje deixamos para trás a agitação da capital da Albânia, e rumamos em direção a Elbasan, a cidade da metalurgia na época comunista, hoje em completa transformação de modernização e inovação. A partir daqui a paisagem revela-nos uma Albânia rural pontuada por aldeias tradicionais e campos cultivados. À medida que se aproxima da fronteira com a Macedónia do Norte, a paisagem torna-se mais montanhosa e dramática até surgir a vista sobre o majestoso lago de Ohrid partilhado por duas nações, Albânia e Macedónia. Após a travessia da fronteira, chegamos a Ohrid — uma joia à beira do lago, declarado Património da Humanidade pela UNESCO em 1979. Após o almoço em restaurante local, visitamos a cidade berço de cultura e conhecimento. Foi aqui que nasceu a primeira universidade pan-eslava, marco essencial na difusão do alfabeto cirílico. O nosso guia local leva-nos a pé pelas ruas empedradas carregadas de história, para visitar da Igreja de Santa Sofia, com frescos bizantinos que resistiram ao tempo e à história. Este monumento, construído entre os séculos XI e XIII, é um testemunho da importância espiritual de Ohrid, outrora conhecida como a “Jerusalém dos Balcãs” pela quantidade de igrejas e mosteiros que acolhia. Tal como S. Clemente num esporão rochoso, como um verdadeiro guardião da cultura eslava. A cidade guarda ainda segredos de brilho único, a produção artesanal de pérolas, símbolo de elegância e tradição, e o famoso rubi da macedónia, que podem ser encontradas em pequenas joalharias familiares que mantêm viva esta arte delicada. Finalmente, um passeio de barco completa a experiência, oferecendo vistas serenas sobre as águas do lago. Em hora a indicar localmente, transporte ao hotel para jantar e alojamento.
Pequeno-almoço buffet no hotel. Durante a manhã atravessamos as terras da Macedónia do Norte que remetem para o seu maior herói, Alexandre, o Grande, o estratega que fundou o maior império da Antiguidade, desde o território que atravessamos, até à Índia. Almoço no percurso. Paragem no desfiladeiro de Matka, um tesouro natural escavado pelo rio Treska, onde rocha e água parecem fundir-se num cenário que convida à contemplação e à aventura. Continuação para a capital da Macedónia do Norte. Alojamento e jantar no hotel.
Pequeno-almoço buffet no hotel. Durante a manhã visita da capital do país, Skopje, que visitamos com guia local. A cidade natal de Madre Teresa de Calcutá, oferece-nos duas realidades diferentes de cada lado do rio Vardar, a oriente com a fortaleza e em redor a Çarshia otomana, o bairro histórico de comércio, onde a cultura otomana continua a pulsar entre cafés tradicionais e mercados coloridos, ruas estreitas de pedra onde o tempo parece ter parado. Aqui, o aroma das especiarias mistura-se com o som dos martelos dos ourives e o brilho dos tapetes bordados à mão. A ocidente, atravessando a Ponte de Pedra até à Praça da Macedónia, dominada pela gigantesca estátua de Alexandre, o Grande, Skopje revela uma faceta cosmopolita que reflete a ambição da cidade em reinventar-se. Aqui, avenidas largas e praças monumentais acolhem esculturas imponentes, cafés modernos, edifícios neoclássicos e religiosos como a Catedral Ortodoxa de S. Clemente (visita do interior). Almoço em restaurante local. De tarde, o percurso entre Skopje e o Golfo de Salónica é uma viagem que liga dois mundos — das paisagens montanhosas da Macedónia do Norte, à costa luminosa da Grécia. Atravessando a fronteira, oliveiras, campos dourados e o aroma do Mediterrâneo anunciam a chegada ao norte da Grécia. Chegada a Salónica e transporte ao hotel para alojamento. O jantar num restaurante local será servido ao som das bousoukis tradicionais.
Após o pequeno-almoço buffet no hotel, vamos conhecer a segunda cidade da Grécia. Foi em Salónica que o Imperador romano Teodósio assinou o Édito que iria mudar a história da nossa civilização decretando o cristianismo como a religião oficial do Império. A panorâmica de autocarro com guia local, leva-nos até ao passado romano passando pelo mausoléu imperial Rotunda, o Arco de Galério e o Fórum. Admiramos a praça de Aristóteles com as suas galerias neo-clássicas, a imponente Torre Branca símbolo da cidade e guardiã da sua história, a partir da qual se estende uma das orlas marítimas mais agradáveis da Grécia, ladeado por palmeiras, ciclovias e cafés modernos que convidam a parar e contemplar. Visita incluída da igreja Bizantina de São Demétrio, santo padroeiro da cidade, um dos 15 monumentos históricos declarados Património Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1988. Almoço em restaurante local. De tarde não deixe de visitar os mercados de Modiano e de Kapani que oferecem uma experiência sensorial especial, com bancas repletas de especiarias, queijos, azeitonas, peixe fresco e doces típicos, num cenário de cores e aromas irresistíveis. Entre os corredores animados, comerciantes chamam os clientes com simpatia, mantendo viva uma tradição que atravessa gerações. Ou passear no típico bairro de Ano Poli, o último guardião da alma da cidade, que sobreviveu ao grande incêndio de 1917. Alojamento e jantar no hotel.
Pequeno-almoço buffet e partida para a pequena localidade de Vergina, onde Alexandre, o Grande passou parte da sua juventude. Visita com guia local a um dos maiores tesouros arqueológicos da Antiguidade, o Museu dos Túmulos Reais. Este é um local Património Mundial da UNESCO, que fala de conquistas, legados e da eternidade dos reis, um dos raros exemplos de um museu in situ — ou seja, erguido no próprio local onde os achados foram descobertos. Aqui, percorremos um espaço subterrâneo que preserva as tumbas reais tal como foram escavadas, incluindo a de Filipe II, pai de Alexandre, o Grande. Almoço. Continuação para uma viagem panorâmica de autocarro que atravessa paisagens montanhosas, vales verdejantes e aldeias tradicionais. Após atravessar a fonteira da Albânia, chegamos a Korçë e início de um passeio pedonal na intitulada ‘’Cidade das Serenadas’’ pela tradição cultural desenvolvida pelos músicos locais. Começamos pelo boulevard Republika onde em frente à estátua do Combatente Nacional se encontra a igreja Ortodoxa da Ressurreição de Cristo. Percorremos a pé o boulevard Shën Gjergj, uma agradável avenida pedonal ladeada por fachadas, e continuamos na direção da Mesquita Iljaz Mirahorit. A Torre do Relógio recentemente reconstruída e que nos últimos dois séculos anos regulou as atividades do vizinho bazar. A recente reabilitação obriga a uma paragem obrigatória para quem quer sentir a alma da cidade. Em hora a decidir localmente, partida para o hotel, para alojamento e jantar.
Pequeno-almoço buffet no hotel e partida para norte, bordeando o sereno lago de Ohrid, desta vez do lado albanês. Chegada a Tirana e após o almoço, passeio panorâmico por uma cidade que se tornou capital há apenas um século. Nos últimos anos, tem vivido uma profunda renovação urbana, substituindo as fachadas cinzentas da era comunista por edifícios de arquitetura arrojada e colorida. Adotando a filosofia de que 'o céu é o limite', Tirana cresce em altura com torres residenciais e comerciais que projetam a cidade para o futuro. Começamos pela artéria principal da cidade, a avenida dos Mártires da Nação, uma verdadeira linha do tempo arquitetónica e histórica — onde o fascismo, o comunismo e a modernidade se encontram em cada quarteirão. A avenida repleta de arquitetura da era italiana, atravessa o coração da capital, liga a Praça Skanderbeg ao Parque da Juventude e passa pela icónica Pirâmide. Admiramos o moderno bairro de Blloku, antes reservado para a elite comunista, agora repleto de cafés elegantes, restaurantes da moda, boutiques de luxo e arte urbana. Finalmente, uma paragem no museu Bunk'Art oferece-nos uma compreensão mais profunda do passado recente da Albânia e do espírito de resiliência do seu povo. Alojamento no hotel. Jantar de despedida com música tradicional dos Balcãs.
Pequeno-almoço buffet no hotel. Em horário a combinar, partida para o aeroporto. Formalidades de embarque e saída em voo especial direto com destino ao Porto. Chegada. FIM DA VIAGEM
Comparência no aeroporto 120 minutos antes da partida. Assistência nas formalidades de embarque. Partida em voo especial direto com destino a Tirana. Chegada, formalidades de desembarque, encontro com o guia exclusivo Nortravel em língua espanhola e transporte para alojamento e jantar no hotel.
Pequeno-almoço buffet no hotel. Hoje deixamos para trás a agitação da capital da Albânia, e rumamos em direção a Elbasan, a cidade da metalurgia na época comunista, hoje em completa transformação de modernização e inovação. A partir daqui a paisagem revela-nos uma Albânia rural pontuada por aldeias tradicionais e campos cultivados. À medida que se aproxima da fronteira com a Macedónia do Norte, a paisagem torna-se mais montanhosa e dramática até surgir a vista sobre o majestoso lago de Ohrid partilhado por duas nações, Albânia e Macedónia. Após a travessia da fronteira, chegamos a Ohrid — uma joia à beira do lago, declarado Património da Humanidade pela UNESCO em 1979. Após o almoço em restaurante local, visitamos a cidade berço de cultura e conhecimento. Foi aqui que nasceu a primeira universidade pan-eslava, marco essencial na difusão do alfabeto cirílico. O nosso guia local leva-nos a pé pelas ruas empedradas carregadas de história, para visitar da Igreja de Santa Sofia, com frescos bizantinos que resistiram ao tempo e à história. Este monumento, construído entre os séculos XI e XIII, é um testemunho da importância espiritual de Ohrid, outrora conhecida como a “Jerusalém dos Balcãs” pela quantidade de igrejas e mosteiros que acolhia. Tal como S. Clemente num esporão rochoso, como um verdadeiro guardião da cultura eslava. A cidade guarda ainda segredos de brilho único, a produção artesanal de pérolas, símbolo de elegância e tradição, e o famoso rubi da macedónia, que podem ser encontradas em pequenas joalharias familiares que mantêm viva esta arte delicada. Finalmente, um passeio de barco completa a experiência, oferecendo vistas serenas sobre as águas do lago. Em hora a indicar localmente, transporte ao hotel para jantar e alojamento.
Pequeno-almoço buffet no hotel. Durante a manhã atravessamos as terras da Macedónia do Norte que remetem para o seu maior herói, Alexandre, o Grande, o estratega que fundou o maior império da Antiguidade, desde o território que atravessamos, até à Índia. Almoço no percurso. Paragem no desfiladeiro de Matka, um tesouro natural escavado pelo rio Treska, onde rocha e água parecem fundir-se num cenário que convida à contemplação e à aventura. Continuação para a capital da Macedónia do Norte. Alojamento e jantar no hotel.
Pequeno-almoço buffet no hotel. Durante a manhã visita da capital do país, Skopje, que visitamos com guia local. A cidade natal de Madre Teresa de Calcutá, oferece-nos duas realidades diferentes de cada lado do rio Vardar, a oriente com a fortaleza e em redor a Çarshia otomana, o bairro histórico de comércio, onde a cultura otomana continua a pulsar entre cafés tradicionais e mercados coloridos, ruas estreitas de pedra onde o tempo parece ter parado. Aqui, o aroma das especiarias mistura-se com o som dos martelos dos ourives e o brilho dos tapetes bordados à mão. A ocidente, atravessando a Ponte de Pedra até à Praça da Macedónia, dominada pela gigantesca estátua de Alexandre, o Grande, Skopje revela uma faceta cosmopolita que reflete a ambição da cidade em reinventar-se. Aqui, avenidas largas e praças monumentais acolhem esculturas imponentes, cafés modernos, edifícios neoclássicos e religiosos como a Catedral Ortodoxa de S. Clemente (visita do interior). Almoço em restaurante local. De tarde, o percurso entre Skopje e o Golfo de Salónica é uma viagem que liga dois mundos — das paisagens montanhosas da Macedónia do Norte, à costa luminosa da Grécia. Atravessando a fronteira, oliveiras, campos dourados e o aroma do Mediterrâneo anunciam a chegada ao norte da Grécia. Chegada a Salónica e transporte ao hotel para alojamento. O jantar num restaurante local será servido ao som das bousoukis tradicionais.
Após o pequeno-almoço buffet no hotel, vamos conhecer a segunda cidade da Grécia. Foi em Salónica que o Imperador romano Teodósio assinou o Édito que iria mudar a história da nossa civilização decretando o cristianismo como a religião oficial do Império. A panorâmica de autocarro com guia local, leva-nos até ao passado romano passando pelo mausoléu imperial Rotunda, o Arco de Galério e o Fórum. Admiramos a praça de Aristóteles com as suas galerias neo-clássicas, a imponente Torre Branca símbolo da cidade e guardiã da sua história, a partir da qual se estende uma das orlas marítimas mais agradáveis da Grécia, ladeado por palmeiras, ciclovias e cafés modernos que convidam a parar e contemplar. Visita incluída da igreja Bizantina de São Demétrio, santo padroeiro da cidade, um dos 15 monumentos históricos declarados Património Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1988. Almoço em restaurante local. De tarde não deixe de visitar os mercados de Modiano e de Kapani que oferecem uma experiência sensorial especial, com bancas repletas de especiarias, queijos, azeitonas, peixe fresco e doces típicos, num cenário de cores e aromas irresistíveis. Entre os corredores animados, comerciantes chamam os clientes com simpatia, mantendo viva uma tradição que atravessa gerações. Ou passear no típico bairro de Ano Poli, o último guardião da alma da cidade, que sobreviveu ao grande incêndio de 1917. Alojamento e jantar no hotel.
Pequeno-almoço buffet e partida para a pequena localidade de Vergina, onde Alexandre, o Grande passou parte da sua juventude. Visita com guia local a um dos maiores tesouros arqueológicos da Antiguidade, o Museu dos Túmulos Reais. Este é um local Património Mundial da UNESCO, que fala de conquistas, legados e da eternidade dos reis, um dos raros exemplos de um museu in situ — ou seja, erguido no próprio local onde os achados foram descobertos. Aqui, percorremos um espaço subterrâneo que preserva as tumbas reais tal como foram escavadas, incluindo a de Filipe II, pai de Alexandre, o Grande. Almoço. Continuação para uma viagem panorâmica de autocarro que atravessa paisagens montanhosas, vales verdejantes e aldeias tradicionais. Após atravessar a fonteira da Albânia, chegamos a Korçë e início de um passeio pedonal na intitulada ‘’Cidade das Serenadas’’ pela tradição cultural desenvolvida pelos músicos locais. Começamos pelo boulevard Republika onde em frente à estátua do Combatente Nacional se encontra a igreja Ortodoxa da Ressurreição de Cristo. Percorremos a pé o boulevard Shën Gjergj, uma agradável avenida pedonal ladeada por fachadas, e continuamos na direção da Mesquita Iljaz Mirahorit. A Torre do Relógio recentemente reconstruída e que nos últimos dois séculos anos regulou as atividades do vizinho bazar. A recente reabilitação obriga a uma paragem obrigatória para quem quer sentir a alma da cidade. Em hora a decidir localmente, partida para o hotel, para alojamento e jantar.
Pequeno-almoço buffet no hotel e partida para norte, bordeando o sereno lago de Ohrid, desta vez do lado albanês. Chegada a Tirana e após o almoço, passeio panorâmico por uma cidade que se tornou capital há apenas um século. Nos últimos anos, tem vivido uma profunda renovação urbana, substituindo as fachadas cinzentas da era comunista por edifícios de arquitetura arrojada e colorida. Adotando a filosofia de que 'o céu é o limite', Tirana cresce em altura com torres residenciais e comerciais que projetam a cidade para o futuro. Começamos pela artéria principal da cidade, a avenida dos Mártires da Nação, uma verdadeira linha do tempo arquitetónica e histórica — onde o fascismo, o comunismo e a modernidade se encontram em cada quarteirão. A avenida repleta de arquitetura da era italiana, atravessa o coração da capital, liga a Praça Skanderbeg ao Parque da Juventude e passa pela icónica Pirâmide. Admiramos o moderno bairro de Blloku, antes reservado para a elite comunista, agora repleto de cafés elegantes, restaurantes da moda, boutiques de luxo e arte urbana. Finalmente, uma paragem no museu Bunk'Art oferece-nos uma compreensão mais profunda do passado recente da Albânia e do espírito de resiliência do seu povo. Alojamento no hotel. Jantar de despedida com música tradicional dos Balcãs.
Pequeno-almoço buffet no hotel. Em horário a combinar, partida para o aeroporto. Formalidades de embarque e saída em voo especial direto com destino ao Porto. Chegada. FIM DA VIAGEM
Comparência no aeroporto 120 minutos antes da partida. Assistência nas formalidades de embarque. Partida em voo especial direto com destino a Tirana. Chegada, formalidades de desembarque, encontro com o guia exclusivo Nortravel em língua espanhola e transporte para alojamento e jantar no hotel.
Pequeno-almoço buffet no hotel. Hoje deixamos para trás a agitação da capital da Albânia, e rumamos em direção a Elbasan, a cidade da metalurgia na época comunista, hoje em completa transformação de modernização e inovação. A partir daqui a paisagem revela-nos uma Albânia rural pontuada por aldeias tradicionais e campos cultivados. À medida que se aproxima da fronteira com a Macedónia do Norte, a paisagem torna-se mais montanhosa e dramática até surgir a vista sobre o majestoso lago de Ohrid partilhado por duas nações, Albânia e Macedónia. Após a travessia da fronteira, chegamos a Ohrid — uma joia à beira do lago, declarado Património da Humanidade pela UNESCO em 1979. Após o almoço em restaurante local, visitamos a cidade berço de cultura e conhecimento. Foi aqui que nasceu a primeira universidade pan-eslava, marco essencial na difusão do alfabeto cirílico. O nosso guia local leva-nos a pé pelas ruas empedradas carregadas de história, para visitar da Igreja de Santa Sofia, com frescos bizantinos que resistiram ao tempo e à história. Este monumento, construído entre os séculos XI e XIII, é um testemunho da importância espiritual de Ohrid, outrora conhecida como a “Jerusalém dos Balcãs” pela quantidade de igrejas e mosteiros que acolhia. Tal como S. Clemente num esporão rochoso, como um verdadeiro guardião da cultura eslava. A cidade guarda ainda segredos de brilho único, a produção artesanal de pérolas, símbolo de elegância e tradição, e o famoso rubi da macedónia, que podem ser encontradas em pequenas joalharias familiares que mantêm viva esta arte delicada. Finalmente, um passeio de barco completa a experiência, oferecendo vistas serenas sobre as águas do lago. Em hora a indicar localmente, transporte ao hotel para jantar e alojamento.
Pequeno-almoço buffet no hotel. Durante a manhã atravessamos as terras da Macedónia do Norte que remetem para o seu maior herói, Alexandre, o Grande, o estratega que fundou o maior império da Antiguidade, desde o território que atravessamos, até à Índia. Almoço no percurso. Paragem no desfiladeiro de Matka, um tesouro natural escavado pelo rio Treska, onde rocha e água parecem fundir-se num cenário que convida à contemplação e à aventura. Continuação para a capital da Macedónia do Norte. Alojamento e jantar no hotel.
Pequeno-almoço buffet no hotel. Durante a manhã visita da capital do país, Skopje, que visitamos com guia local. A cidade natal de Madre Teresa de Calcutá, oferece-nos duas realidades diferentes de cada lado do rio Vardar, a oriente com a fortaleza e em redor a Çarshia otomana, o bairro histórico de comércio, onde a cultura otomana continua a pulsar entre cafés tradicionais e mercados coloridos, ruas estreitas de pedra onde o tempo parece ter parado. Aqui, o aroma das especiarias mistura-se com o som dos martelos dos ourives e o brilho dos tapetes bordados à mão. A ocidente, atravessando a Ponte de Pedra até à Praça da Macedónia, dominada pela gigantesca estátua de Alexandre, o Grande, Skopje revela uma faceta cosmopolita que reflete a ambição da cidade em reinventar-se. Aqui, avenidas largas e praças monumentais acolhem esculturas imponentes, cafés modernos, edifícios neoclássicos e religiosos como a Catedral Ortodoxa de S. Clemente (visita do interior). Almoço em restaurante local. De tarde, o percurso entre Skopje e o Golfo de Salónica é uma viagem que liga dois mundos — das paisagens montanhosas da Macedónia do Norte, à costa luminosa da Grécia. Atravessando a fronteira, oliveiras, campos dourados e o aroma do Mediterrâneo anunciam a chegada ao norte da Grécia. Chegada a Salónica e transporte ao hotel para alojamento. O jantar num restaurante local será servido ao som das bousoukis tradicionais.
Após o pequeno-almoço buffet no hotel, vamos conhecer a segunda cidade da Grécia. Foi em Salónica que o Imperador romano Teodósio assinou o Édito que iria mudar a história da nossa civilização decretando o cristianismo como a religião oficial do Império. A panorâmica de autocarro com guia local, leva-nos até ao passado romano passando pelo mausoléu imperial Rotunda, o Arco de Galério e o Fórum. Admiramos a praça de Aristóteles com as suas galerias neo-clássicas, a imponente Torre Branca símbolo da cidade e guardiã da sua história, a partir da qual se estende uma das orlas marítimas mais agradáveis da Grécia, ladeado por palmeiras, ciclovias e cafés modernos que convidam a parar e contemplar. Visita incluída da igreja Bizantina de São Demétrio, santo padroeiro da cidade, um dos 15 monumentos históricos declarados Património Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1988. Almoço em restaurante local. De tarde não deixe de visitar os mercados de Modiano e de Kapani que oferecem uma experiência sensorial especial, com bancas repletas de especiarias, queijos, azeitonas, peixe fresco e doces típicos, num cenário de cores e aromas irresistíveis. Entre os corredores animados, comerciantes chamam os clientes com simpatia, mantendo viva uma tradição que atravessa gerações. Ou passear no típico bairro de Ano Poli, o último guardião da alma da cidade, que sobreviveu ao grande incêndio de 1917. Alojamento e jantar no hotel.
Pequeno-almoço buffet e partida para a pequena localidade de Vergina, onde Alexandre, o Grande passou parte da sua juventude. Visita com guia local a um dos maiores tesouros arqueológicos da Antiguidade, o Museu dos Túmulos Reais. Este é um local Património Mundial da UNESCO, que fala de conquistas, legados e da eternidade dos reis, um dos raros exemplos de um museu in situ — ou seja, erguido no próprio local onde os achados foram descobertos. Aqui, percorremos um espaço subterrâneo que preserva as tumbas reais tal como foram escavadas, incluindo a de Filipe II, pai de Alexandre, o Grande. Almoço. Continuação para uma viagem panorâmica de autocarro que atravessa paisagens montanhosas, vales verdejantes e aldeias tradicionais. Após atravessar a fonteira da Albânia, chegamos a Korçë e início de um passeio pedonal na intitulada ‘’Cidade das Serenadas’’ pela tradição cultural desenvolvida pelos músicos locais. Começamos pelo boulevard Republika onde em frente à estátua do Combatente Nacional se encontra a igreja Ortodoxa da Ressurreição de Cristo. Percorremos a pé o boulevard Shën Gjergj, uma agradável avenida pedonal ladeada por fachadas, e continuamos na direção da Mesquita Iljaz Mirahorit. A Torre do Relógio recentemente reconstruída e que nos últimos dois séculos anos regulou as atividades do vizinho bazar. A recente reabilitação obriga a uma paragem obrigatória para quem quer sentir a alma da cidade. Em hora a decidir localmente, partida para o hotel, para alojamento e jantar.
Pequeno-almoço buffet no hotel e partida para norte, bordeando o sereno lago de Ohrid, desta vez do lado albanês. Chegada a Tirana e após o almoço, passeio panorâmico por uma cidade que se tornou capital há apenas um século. Nos últimos anos, tem vivido uma profunda renovação urbana, substituindo as fachadas cinzentas da era comunista por edifícios de arquitetura arrojada e colorida. Adotando a filosofia de que 'o céu é o limite', Tirana cresce em altura com torres residenciais e comerciais que projetam a cidade para o futuro. Começamos pela artéria principal da cidade, a avenida dos Mártires da Nação, uma verdadeira linha do tempo arquitetónica e histórica — onde o fascismo, o comunismo e a modernidade se encontram em cada quarteirão. A avenida repleta de arquitetura da era italiana, atravessa o coração da capital, liga a Praça Skanderbeg ao Parque da Juventude e passa pela icónica Pirâmide. Admiramos o moderno bairro de Blloku, antes reservado para a elite comunista, agora repleto de cafés elegantes, restaurantes da moda, boutiques de luxo e arte urbana. Finalmente, uma paragem no museu Bunk'Art oferece-nos uma compreensão mais profunda do passado recente da Albânia e do espírito de resiliência do seu povo. Alojamento no hotel. Jantar de despedida com música tradicional dos Balcãs.
Pequeno-almoço buffet no hotel. Em horário a combinar, partida para o aeroporto. Formalidades de embarque e saída em voo especial direto com destino ao Porto. Chegada. FIM DA VIAGEM