Comparência no aeroporto com 3h00 de antecedência em relação à hora do voo. Assistência nas formalidades de embarque e saída, em voo especial direto, com destino ao aeroporto de Malta. Noite e bordo.
Chegada durante a madrugada, assistência e transporte ao hotel selecionado, ou similar. Check-in no hotel e manhã livre para descanso, com pequeno-almoço incluído. Em hora a informar localmente, viagem até Mdina, o coração da ilha, com paragem para almoço em restaurante local, para visita da “Cidade Silenciosa”, onde se encontra um dos mais impressionantes conjuntos arquitetónicos da ilha. A antiga capital, situada numa colina rochosa, é composta por ruas ladeadas de edifícios nobres, igrejas barrocas, conventos e palácios. Um deles, o Palazzo Vilhena, foi a residência de verão de António Manoel de Vilhena, o português que presidiu à ordem de Malta de 1722 a 1736 e que deixou na ilha um legado que perdura até hoje - desde as estátuas e bustos em sua homenagem, a um magnífico teatro de ópera na capital, até uma rádio local que ostenta o seu nome. Continuação até Rabat e visita ao Museu Wignacourt, um edifício de estilo barroco, que foi anteriormente o colégio dos capelães da Ordem de Malta. Este edifício foi mandado construir pelo Grão-Mestre Alof de Wignacourt e foi finalizado em 1749. No subterrâneo do museu encontram-se as Catacumbas de São Paulo, que viveu neste edifício durante a sua estada em Malta. Continuação até ao centro de artesanato de Ta´Qali, onde poderemos contemplar diferentes artefactos aqui manufaturados (renda, tecidos, vidros e artesanato em prata). Um dos pontos mais interessantes poderá ser a paragem no “Bristow Potteries”, onde os artesãos revelam os seus segredos. Visita da igreja neoclássica de Santa Maria de Mosta. Com os seus 67 m de altura, é uma das maiores cúpulas do mundo sem apoio central. Visita aos Jardins Botânicos de San Anton. Regresso ao hotel, jantar e alojamento. Nota: Taxa ambiental a pagar localmente no hotel, à chegada: € 0,50 por pessoa/noite (acima dos 18 anos), sujeito a alteração sem aviso prévio.
Pequeno-almoço no hotel. Este dia é dedicado a Valeta, a capital de Malta. A fundação da capital da ilha remonta ao ano 1566 por decisão do Grão-Mestre da Ordem de Malta. O bairro histórico é um impressionante conjunto de arquitetura militar da época barroca. Ao longo do dia, descobriremos os Jardins de Upper Barrakka, o Museu Nacional de Arqueologia e a Igreja de São João, a antiga igreja da Ordem, construída no século XVI e que constitui uma obra-prima da arte barroca com as suas lápides em marcenaria. Assistiremos também ao espetáculo audiovisual “The Malta Experience” que mostra os 7000 anos da história excecional da ilha. Almoço incluído em restaurante local. Regresso ao hotel, jantar e alojamento.
Após o pequeno-almoço buffet* no hotel, saída em autocarro em direção ao terminal de ferries de Valeta para embarque em ferry para a Sicília. Travessia de 1h40 minutos até ao porto em Pozzallo. Chegada e receção pelo guia exclusivo que acompanhará o grupo na Sicília. Partida em direção a Siracusa, uma das maiores potências mediterrânicas do período clássico helenístico e uma das cidades mais monumentais da Sicília dos dias de hoje. Ortígia, a ilha onde a cidade-estado foi originalmente fundada, mas que ostenta hoje dos melhores exemplos de arquitetura barroca da Sicília. Visita pelo seu centro histórico, com a Catedral (visita), a lendária Fontana di Arethusa e o Templo de Apollo. Testemunho da grandeza desta antiga cidade-estado é o parque Arqueológico de Neapolis (entrada e visita incluída), com as suas famosas ruínas: Latomias do Paraíso, a “Orelha de Dionísio”, o Teatro Grego e o Anfiteatro Romano. Almoço incluído em restaurante local. Partida para Catânia onde faremos um passeio panorâmico a pé pela cidade: Praça do Duomo, Catedral de Sant’Ágata e a fonte do elefante, símbolo de Catânia, a histórica Via Etnea e a Barroca Via Crociferi. Jantar e alojamento hotel selecionado, ou similar. *Dependendo da hora de partida do ferry, o pequeno-almoço poderá ser fornecido noutra modalidade, p.ex. "breakfast trolley" ou “breakfast box”, consoante a disponibilidade e política de serviço do hotel.
Pequeno-almoço buffet no hotel. Partida até Taormina, espetacularmente "pendurada" de um dos lados do Monte Tauro. Fundada em 400 a.C., é famosa por ser um dos locais prediletos de celebridades do mundo inteiro. O passeio a pé pelas ruelas empedradas, leva-nos até ao teatro greco-romano. Visita ao teatro de onde se obtêm fabulosas panorâmicas sobre o mar, o Monte Etna e Taormina. Continuação da viagem até Cefalù, pequena povoação localizada na Costa Norte da ilha, famosa pela sua Catedral em estilo Árabe-Normando, os seus mosaicos árabe-bizantinos, e pelas suas casas construídas sobre as rochas. Almoço incluído em restaurante local. Seguimos viagem até Palermo. Chegada, jantar e alojamento hotel selecionado.
Pequeno-almoço buffet no hotel. Durante a manhã faremos a visita à capital da Sicília, Palermo, uma das cidades com mais património cultural. Para além da visita panorâmica ao centro histórico com guia local entramos na Capela Palatina e na Catedral com mais de nove séculos de história. Continuação em direção a Monreale, pequeno povoado localizado a cerca de 7 km de Palermo, onde visitamos a deslumbrante Catedral, edificada pelo rei Guilherme II, por guardar no seu interior maravilhosos mosaicos, únicos pela sua beleza e majestosidade. Visita ao Claustro Beneditino, em puro estilo Normando. Almoço incluído em restaurante local. Durante a tarde partimos em direção a Agrigento para visitar o famoso Vale dos Templos, que inclui o Templo de Juno, da Concórdia e Hércules, que representam nos dias de hoje, os melhores exemplos da civilização grega na Sicília. Jantar e alojamento hotel selecionado.
Após pequeno-almoço buffet, partida até Piazza Armerina para visita à famosa Villa Romana de Casale, que foi declarada Património Mundial graças aos seus bem conservados 3.500 m² de mosaicos. Almoço incluído em restaurante local. Durante a tarde partimos em direção à parte antiga de Ragusa denominada de Ibla, um belo exemplo de centro histórico barroco, com todas as suas ruelas labirínticas medievais, rica em palácios e igrejas. Jantar e alojamento hotel selecionado.
Pequeno-almoço buffet* no hotel. Em hora a informar localmente, transporte ao porto de Pozzallo, para embarque no ferry em direção a Valeta, na Ilha de Malta. Chegada, assistência e transporte ao hotel selecionado, ou similar. Check-in e dia livre, com quarto disponível** até à hora do transporte do hotel para o aeroporto, em horário a informar localmente, para voo noturno. *Dependendo da hora de partida do ferry, o pequeno-almoço poderá ser fornecido noutra modalidade, p.ex. "breakfast trolley" ou “breakfast box”, consoante a disponibilidade e política de serviço do hotel. **O quarto estará disponível a partir das 14h/15h. Nota: Taxa ambiental a pagar localmente no hotel, à chegada: € 0,50 por pessoa/noite (acima dos 18 anos), sujeito a alteração sem aviso prévio.
Formalidades de embarque e saída em voo especial direto, de madrugada, com destino a Lisboa. Chegada ao Aeroporto Humberto Delgado. FIM DA VIAGEM NOTAS IMPORTANTES: 1- O preço do programa de viagem inclui 8 noites de alojamento no hotel (noites do dia 1 ao dia 8 do itinerário), o que permite ter quarto disponível até à hora do voo noturno de regresso. 2- A categoria dos hotéis selecionados, ou similares, obedecem às normas de qualidade do país de acolhimento, podendo as mesmas não corresponder às normas de qualidade portuguesas. 3- O conceito de quarto triplo corresponde a um quarto duplo com cama extra (cama articulada, divã ou sofá). 4- As visitas poderão ser condicionadas por questões operacionais de força maior e por condicionamentos de tráfego rodoviário, navegabilidade e/ou atmosféricos. 5- Na eventualidade de algum dos locais a visitar se encontrar indisponível, a sua visita será substituída por outro local de interesse turístico/cultural ou prolongando a duração de alguma das restantes visitas. 6- Sempre que possível, as visitas de “dia inteiro” em Malta começam cedo e terminam a meio da tarde, com o intuito de proporcionar aos Clientes momentos de descanso, evitando na medida do possível as horas de calor da parte da tarde. 7- As navegações de barco e ferry estão condicionadas às condições climatéricas e/ou de navegabilidade. 8- Por questões logísticas, as refeições previstas em hotéis poderão ser servidas em restaurantes locais. 9- Em festividades nacionais e religiosas, ou eventos especiais, as autoridades locais podem encerrar ruas, bairros ou monumentos turísticos, avisando apenas alguns dias antes do evento, o que pode causar atrasos ou cancelamento de visitas a algum museu ou monumento. 10- Este programa pode incluir, para além das visitas descritas, paragens técnicas em centros de artesanato, lojas de produtos típicos locais, entre outros, não afetando o conteúdo do circuito e assegurando integralmente as visitas planeadas no itinerário. 11- A descrição e a ordem do itinerário apresentado são genéricas e estão sujeitas a alterações sem afetar o conteúdo do programa. 12- Por questões logísticas e/ou de força maior, o guia local exclusivo que irá acompanhar o grupo durante as visitas poderá não ser sempre o mesmo em todos os dias/atividades do programa. 13- Durante o circuito, os lugares no autocarro deverão ser ocupados diariamente de forma rotativa. 14- A Nortravel e o respetivo agente local, reservam-se ao direito de efetuar as alterações apropriadas ao itinerário, incluindo alterar a ordem do mesmo, se assim acharem necessário por qualquer motivo operacional justificado.