ESSÊNCIAS DO UZBEQUISTÃO
Itinerário indicativo sujeito a alterações até à data de partida
DIA 1 – PORTUGAL / TASHKENT
Comparência no aeroporto com pelo menos 2 horas de antecedência. Formalidades de embarque e partida em voo com destino a Tashkent. Noite a bordo.
DIA 2 –TASHKENT
Chegada, transfer para o hotel e alojamento. Pequeno-almoço. De seguida, visita panorâmica da cidade: Complexo arquitetónico Hasti Imam, Madrasa Barak Kan, Kafal Shohi, Bazar Chrosu, praça da independência. Almoço em restaurante local. Alojamento.
DIA 3 – TASHKENT / URGENCH / KHIVA
Pequeno-almoço. Transfer para o aeroporto para embarque em voo com destino a Urgench. Chegada e transfer para Khiva. Diz-se que Khiva é de cor celeste, Bukhara é verde e Samarcanda, azul marinho, pela cerâmica, presente em todas as cúpulas e grandes monumentos. Visita em profundidade de Khiva, uma cidadela histórica completamente cercada por muralhas, que se conserva como monumento, enquanto a população vive extramuros. Chegada e visita panorâmica da cidade. Almoço em restaurante local. Alojamento.
DIA 4 – KHIVA / BUKHARA
Pequeno-almoço. Em hora a combinar localmente, partida por estrada com destino a Bukhara (450km, cerca 7 horas e 30 minutos de viagem). Almoço em rota. Chegada e alojamento.
DIA 5 – BUKHARA
Pequeno-almoço. O dia inicia com visita ao Mausoléu da família Samani, possivelmente o monumento mais antigo do Uzbequistão. Visita ao museu da Água e ao manancial santo de Chasmai Ayub. Percorra as ruas até à bela mesquita de Bolo Hauz e visita do grande forte-cidadela do Arca. Almoço em restaurante local. Continuação para o grande minarete Kalyan, o conjunto de madrasas ao redor e com o complexo de Lyabi Hauz, um jogo de água e cerâmica precioso. Alojamento.
DIA 6 – BUKHARA / SAMARCANDA
Pequeno-almoço. Partida com destino a Samarcanda. Almoço em restaurante local. Início das visitas com o surpreendente observatório Ulughbak e o Mausoléu de Guri Emir. Visita da cidade com a majestosa Praça Registán, impressionante pelo seu tamanho e a harmonia dos seus edifícios: a Madrasa Ulughbak, a Madrasa Shir-Dor e a Madrasa Tilla-Kori. Alojamento.
DIA 7 – SAMARCANDA / TASHKENT
Pequeno-almoço. O dia inicia com o complexo funerário de Shakhi-Zinda, uma maravilha arquitetónica. Continuação com visita às mesquitas de Bibi-Khonum e ao seu bazar "Siab". Almoço em restaurante local. Partida de comboio até Tashkent (aproximadamente 2 horas e 30 minutos de viagem). Chegada e alojamento.
DIA 8 – TASHKENT / PORTUGAL
Pequeno-almoço. Em hora a combinar localmente, transfer para o aeroporto para embarque em voo de regresso. Chegada.
O NOSSO PREÇO INCLUI:
O NOSSO PREÇO NÃO INCLUI:
Suplementos de tarifa aérea para outras classes de reserva e épocas altas, visto, taxa de serviço, gratificações, extras de carácter pessoal e qualquer serviço não mencionado no programa.
OBSERVAÇÕES:
À chegada ao destino, será solicitado o pagamento obrigatório de uma taxa de serviço de 45€ por pessoa.
UZBEQUISTÃO
1. MOEDA: o som uzbeque é a moeda oficial do Uzbequistão, tem por símbolo "so'm" e por código UZS. 1 EUR corresponde aproximadamente a 13.500 UZS.
2. LÍNGUA: o uzbeque é a língua oficial do Uzbequistão. O russo também é amplamente falado, especialmente nas cidades.
3. DIFERENÇA HORÁRIA: GMT/UTC +5
4. ELETRICIDADE: no Uzbequistão, a voltagem é de 220V, e a frequência de 50Hz. As tomadas padrão são de tipo C e F, neste sentido deve-se fazer acompanhar de um adaptador universal para evitar problemas com aparelhos eletrónicos.
5. CLIMA: o clima uzbeque é continental extremo, com verões muito quentes (até 40°C) e invernos frios. As melhores épocas para visitar são a primavera (de abril a maio) e o outono (de setembro a outubro), quando as temperaturas são mais amenas.
6. VESTUÁRIO: no Uzbequistão é aconselhado fazer-se acompanhar de roupas leves e confortáveis no verão e roupas quentes no inverno, não esquecendo que os ombros e os joelhos devem estar cobertos ao visitar locais religiosos.
7. GASTRONOMIA: a gastronomia uzbeque caracteriza-se por pratos robustos e saborosos, com destaque para o Plov (prato nacional de arroz com carne e cenoura), Lagman (massa com carne e vegetais), Samsa (pastéis recheados assados), Shashlik (espetadas de carne grelhada) e o pão tradicional non cozido em fornos de barro.
Certifique-se de verificar os requisitos de entrada para o seu destino antes de viajar, pois alguns países podem exigir vistos, passaportes e outros documentos.
Consulte as condições de entrada nos destinos em: https://www.tuiportugal.info/mapadedestinos