Comparência no aeroporto 120 minutos antes da partida para formalidades de embarque. Saída em voo regular com destino a Catânia, via Roma. Chegada e transporte para o hotel. Alojamento.
Após o pequeno-almoço buffet, e se as condições climáticas o permitirem, excursão ao Monte Etna, o vulcão mais alto e ainda ativo da Europa (3.345 metros), o autocarro chega até ao Refúgio Sapienza a 1.800 metros. Visita livre aos “Crateri Silvestri”, de onde se tem a melhor vista sobre o mar Jónico. Possibilidade de opcionalmente subir em funicular e/ou jipe 4x4 até aos 2.800 metros (custo aproximado de eur 78 por pessoa, a pagar localmente). Almoço numa casa rural. Continuação até Taormina, conhecida como a pérola do mar Jónico, fundada em 400 a.C., e possuidora de uma deslumbrante vista panorâmica sobre o mar e o Monte Etna. Continuação da viagem até Taormina. Tempo livre para dar um passeio pelas típicas ruelas da cidade e visitar as inúmeras lojas de artesanato e/ou visitar o teatro Greco Romano (entrada não incluída). Regresso a Catânia, a cidade mais importante da costa oriental, que se caracteriza pelas suas construções em pedra vulcânica. Alojamento no hotel. *Durante a visita ao Monte Etna o nosso tour leva-o até aos 1800 metros. Recomendamos o uso de roupa confortável, uma peça de roupa mais quente e que leve um corta-vento, calçado confortável como ténis ou botas de montanha (corta vento e botas de montanha podem ser alugados localmente). A subida acima dos 1800 metros não é recomendável a pessoas com problemas de tensão, de coração ou que sofram de asma.
Após o pequeno-almoço no hotel saída com guia local para visita à cidade de Catânia, com a sua magnífica Catedral e o famoso mercado de peixe. Continuação até Piazza Armerina e visita, com guia local, à famosa Villa Romana de Casale, que foi declarada Património Universal graças aos seus bem conservados 3.500 m2 de mosaicos. Almoço em restaurante rústico. Seguimos em direção a Cefalù, pequena povoação localizada na Costa Norte da ilha, famosa pela sua catedral em estilo árabe-normando, os seus mosaicos árabe-bizantinos, e pelas suas casas construídas sobre as rochas. Tempo livre para passear pelas estreitas ruas medievais repletas de ourivesarias e elegantes lojas. Transporte até Palermo. Alojamento no hotel.
Após o pequeno-almoço buffet, passeio pelo centro histórico da capital Siciliana, e dos seus principais monumentos tais como, a Capela Palatina, a Catedral de Palermo, a famosa piazza Pretoria com a sua fonte trabalhada em mármore branco de Carrara com alegorias mitológicas, os Quattro canti ou Piazza Villena, igreja normanda de Santa Maria dell’Ammiraglio (exteriores), também conhecida como Martorana e a igreja de Santa Catarina (interior). Seguimos para visitar o Teatro Massimo, um dos maiores da Europa. Almoço em restaurante local. Durante a tarde, partida até Monreale, pequeno povoado localizado a 7 km de Palermo onde iremos visitar a Catedral e o claustro Beneditino, considerada um dos mais importantes monumentos do mundo, edificada pelo Rei Guilherme II. Segundo a tradição conta-se que a Virgem Maria apareceu, durante um sonho, ao rei Guilherme II, e lhe indicou o lugar exato onde se escondia um grande tesouro deixado pelo seu pai, com este tesouro o rei mandou construir esta bela Catedral. Regresso a Palermo. Alojamento no hotel em Palermo.
Após pequeno-almoço buffet partida em direção a Erice, pequena cidade medieval, localizada a 750 metros sobre o nível do mar, cheia de misticismo, história e arte, localizada no topo do monte Erice, possui uma magnífica panorâmica sobre as ilhas Egadi e a cidade de Trapani. Degustação numa pastelaria típica de pastéis de amêndoa e um copo de vinho moscatel. Continuação até à parte Ocidental da Ilha. Almoço em uma casa rural com prova de azeite. Após o almoço, partida em direção a Agrigento, “A cidade mais bela dos mortais”, onde podemos admirar os mais belos templos dóricos. Visita ao famoso Vale dos Templos, que inclui o templo de Juno, Zeus, Concórdia e Hércules, que representam os melhores exemplos da civilização Grega na Sicília e declarado património da humanidade pela UNESCO. Jantar e alojamento no hotel.
Após o pequeno-almoço buffet saída em direção a Modica, cidade no sul da Sicília, declarada como parte das cidades do barroco tardio de Val di Noto. Fundada por volta do século VII Ac durante o período de colonização Grega. Cidade conhecida pelo seu famoso “chocolate” com uma sabor único, perfumado com fragrâncias sicilianas (canela, pimenta, café, casca de limão, pistacho, amêndoa, figo, baunilha). Degustação numa chocolateria local. Almoço e continuação até Ragusa, também esta cidade Património da UNESCO desde 2002 e representa o culminar do período barroco na Europa. Módica, Noto, Palazzo Acreide, Ragusa e Scicli foram destruídas por um terrível terramoto em 1693. Este terramoto alterou radicalmente a topografia da zona Este da Sicília, já que todas as cidades foram reconstruídas com base nos novos cánones do barroco tardio. Alojamento em Hotel 4* em Ragusa ou Siracusa.
Após o pequeno-almoço buffet, partida em direção a Noto, capital do Barroco Siciliano onde podemos admirar a Catedral totalmente renovada após vários anos de restauro, assim como passear pelas suas ruas repletas de tesouros arquitetónicos. Continuação até Siracusa, uma das cidades mais monumentais desta ilha, fundada em 734-733 A.c. e chamada de Syraka. Visita à parte antiga da cidade que se estende ao largo do mar, localizada na ilha de Ortígia unida a terra firme por uma ponte. É aqui que encontramos os mais importantes testemunhos de um glorioso passado: o templo de Minerva, transformado em catedral cristã, a lendária fonte de Aretusa e o templo de Apolo. Teremos uma experiência única, se as condições climatéricas o permitir, realizaremos um mini cruzeiro para admirar toda a beleza da zona antiga de Siracusa. Almoço em restaurante local. Durante a tarde iremos visitar também o parque arqueológico de Neapolis, onde encontraremos o teatro Grego, as Latomias e a “Orelha de Dionísio”. Regresso a Catânia. Alojamento no hotel.
Após pequeno-almoço transporte para o aeroporto de Catânia. Formalidade de embarque e partida em voo regular, via Roma, com destino a Lisboa ou Porto. Chegada ao aeroporto de destino. FIM DA VIAGEM
Comparência no aeroporto 120 minutos antes da partida para formalidades de embarque. Saída em voo regular com destino a Catânia, via cidade europeia. Chegada e transporte para o hotel em Catânia. Alojamento.
Após o pequeno-almoço no hotel saída com guia local para visita à cidade de Catânia, com a sua magnifica Catedral e o famoso mercado de peixe. Continuação até Piazza Armerina e visita, com guia local, à famosa Villa Romana de Casale, que foi declarada Património Universal graças aos seus bem conservados 3.500 m2 de mosaicos. Almoço em restaurante local. Seguimos em direção a Cefalù, pequena povoação localizada na Costa Norte da ilha, famosa pela sua catedral em estilo árabe-normando, os seus mosaicos árabe-bizantinos, e pelas suas casas construídas sobre as rochas. Tempo livre para passear pelas estreitas ruas medievais repletas de ourivesarias e elegantes lojas. Transporte até Palermo. Alojamento no hotel.
Após o pequeno-almoço buffet, passeio pelo centro histórico da capital Siciliana, e dos seus principais monumentos tais como, a Capela Palatina, a Catedral de Palermo, a famosa piazza Pretoria com a sua fonte trabalhada em mármore branco de Carrara com alegorias mitológicas, os Quattro canti ou Piazza Villena, igreja normanda de Santa Maria dell’Ammiraglio (exteriores), também conhecida como Martorana e a igreja de Santa Catarina (interior). Seguimos para visitar o Teatro Massimo, um dos maiores da Europa. Almoço em restaurante local. Durante a tarde partida até Monreale, pequeno povoado localizado a 7 Quilómetros de Palermo onde iremos visitar a Catedral e o claustro Beneditino, considerada um dos mais importantes monumentos do mundo, edificada pelo Rei Guilherme II. Segundo a tradição conta-se que a Virgem Maria apareceu, durante um sonho, ao rei Guilherme II, e lhe indicou o lugar exato onde se escondia um grande tesouro deixado pelo seu pai, com este tesouro o rei mandou construir esta bela Catedral. Regresso a Palermo. Alojamento no hotel em Palermo.
Após pequeno-almoço buffet partida em direção a Erice, pequena cidade medieval, localizada a 750 metros sobre o nível do mar, cheia de misticismo, história e arte, localizada no topo do monte Erice, possui uma magnifica panorâmica sobre as ilhas Egadi e a cidade de Trapani. Degustação numa pastelaria típica de pasteis de amêndoa e um copo de vinho moscatel. Continuação até à parte Ocidental da Ilha. Almoço em uma casa rural com prova de azeite. Após o almoço partida em direção a Agrigento, “A cidade mais bela dos mortais”, onde podemos admirar dos mais belos templos dóricos. Visita ao famoso Vale dos Templos, que inclui o templo de Juno, Zeus, Concórdia e Hércules, que representam os melhores exemplos da civilização Grega na Sicília e declarado património da humanidade pela UNESCO desde 1997. Jantar e Alojamento no hotel.
Após o pequeno-almoço buffet saída em direção a Modica, cidade no sul da Sicília, declarada como parte das cidades do barroco tardio de Val di Noto. Fundada por volta do século VII Ac durante o período de colonização Grega. Cidade conhecida pelo seu famoso “chocolate” com uma sabor único, perfumado com fragrâncias sicilianas (canela, pimenta, café, casca de limão, pistacho, amêndoa, figo, baunilha). Degustação numa chocolateria local. Almoço e continuação até Ragusa, também esta cidade Património da UNESCO desde 2002 e representa o culminar do período barroco na Europa. Módica, Noto, Palazzo Acreide, Ragusa e Scicli foram destruídas por um terrível terramoto em 1693. Este terramoto alterou radicalmente a topografia da zona Este da Sicília, já que todas as cidades foram reconstruidas com base nos novos cánones do barroco tardio. Continuação até Siracusa. Alojamento no hotel em Siracusa. Nota: Em algumas datas o hotel pode ser na zona de Catânia em vez de ser em Siracusa. Os hotéis definitivos serão confirmados uma semana antes da partida.
Após pequeno almoço no hotel, saída com guia local para visita à cidade de Siracusa: uma das cidades mais monumentais desta ilha, fundada em 734-733 A.c. e chamada de Syraka. Visita à parte antiga da cidade que se estende ao largo do mar, localizada na ilha de Ortígia unida a terra firme por uma ponte. É aqui que encontramos os mais importantes testemunhos de um glorioso passado: o templo de Minerva, transformado em catedral cristã, a lendária fonte de Aretusa e o templo de Apolo. Também iremos visitar o parque arqueológico de Neápolis, onde encontraremos o teatro Grego, o Anfiteatro Romano, as Latomias e a “Orelha de Dionísio”. Almoço em restaurante local. Após almoço, e se as condições climatéricas o permitirem, teremos uma experiência única, realizaremos um mini cruzeiro para admirar toda a beleza da zona antiga de Siracusa. Durante a tarde. Partida em direção a Noto, capital do Barroco Siciliano onde podemos admirar a Catedral totalmente renovada após vários anos de restauro, assim como passear pelas suas ruas repletas de tesouros arquitetónicos. Regresso a Catânia. Alojamento no hotel.
Após o pequeno-almoço buffet, e se as condições climáticas o permitirem, excursão ao Monte Etna, o vulcão mais alto e ainda ativo da Europa (3.345 metros): o autocarro chega até ao Refugio Sapienza a 1.800 metros. Visita livre aos “Crateri Silvestri”, de onde se tem a melhor vista sobre o mar Jónico. Possibilidade de opcionalmente subir em funicular e/ou jipe 4x4 até aos 2.800 metros (custo aproximado de 78 euros por pessoa, a pagar localmente). Almoço num restaurante local. Continuação até Taormina, conhecida como a pérola do mar Jónico, fundada em 400 a.C., e possuidora de uma deslumbrante vista panorâmica sobre o mar e o Monte Etna. Visita com guia local ao famoso teatro greco-romano, de ode se podem admirar vistas fabulosas do Etna e do mar Jónico. Tempo livre para dar um passeio pelas típicas ruelas da cidade e visitar as inúmeras lojas de artesanato. Regresso a Catânia, a cidade mais importante da costa oriental, que se caracteriza pelas suas construções em pedra vulcânica. Alojamento no hotel. *Durante a visita ao Monte Etna o nosso tour leva-o até aos 1800 metros. Recomendamos o uso de roupa confortável, uma peça de roupa mais quente e que leve um corta-vento, calçado confortável como ténis ou botas de montanha (corta vento e botas de montanha podem ser alugados localmente). A subida acima dos 1800 metros não é recomendável a pessoas com problemas de tensão, de coração ou que sofram de asma.
Após pequeno-almoço transporte para o aeroporto de Catânia. Formalidade de embarque e partida em voo regular, via cidade europeia, com destino a Lisboa ou Porto. Chegada ao aeroporto de destino. FIM DA VIAGEM